O QUE É COWORKING?

A ORIGEM

O conceito coworking foi criado pelo americano Bernie Dekoven para descrever um certo tipo de trabalho colaborativo suportado pelas novas tecnologias baseadas em computador. Anos mais tarde, Brad Neuberg usou o mesmo conceito para descrever um espaço onde ele trabalhava com outros dois colegas e onde também outras pessoas que desejassem tinham permissão para trabalhar e compartilhar experiências, criando assim um espaço colaborativo.   

O CONCEITO

De forma resumida, podemos dizer que coworking é compartilhamento. É um movimento de pessoas com interesse mútuo em trabalhar juntas para crescer profissionalmente. 

ESPAÇOS

Um espaço de coworking é um local estruturado onde pessoas podem ir trabalhar e desenvolver seus projetos. No geral, são espaços abertos com estações de trabalhos (mesas) compartilhadas. Mas não é só isso, também podem ter salas para atendimentos, reuniões e até mesmo salas privativas. 

NO BRASIL

O primeiro escritório surgiu por volta de 2009 e desde então vem crescendo de forma considerável. Hoje são mais de 300 espaços pelo país, sendo 39% localizados apenas em São Paulo. 

PELO MUNDO

Pelo mundo já são mais de 1500 espaços em mais de 100 países. Você pode acompanhar tudo pelo site coworkingmap.org e também encontrar diversos espaços pelo mapa.

QUEM UTILIZA?

Em tempos de avanço tecnológico de informação e comunicação, é crescente o número de home-officers e de profissionais que ficam cada vez menos tempo em seu escritório particular. Cresce, ainda, a necessidade de novas formas de conexões, bem como de novos modelos de pontos de apoio profissional. O coworking vem suprindo essa necessidade.

Desde profissionais liberais, autônomos, empresários, funcionários externos e flexíveis até os profissionais que já possuem escritório e buscam um novo ponto de expansão dos negócios e do capital social, todos podem utilizar.

Se você valoriza a inovação, a criatividade e a colaboração, então você também faz parte desse movimento!

VENHA CONHECER!